Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes elementos da comunicação humana – linguagem oral e escrita,  fala, voz, audição – relacionando-os com suas respectivas funções, como a deglutição, respiração e mastigação.

Realizamos a Avaliação Fonoaudiológica de forma individual ou multidisciplinar, para avaliarmos de forma detalhada, os seguintes aspectos:

  • Audição
  • Vocabulário
  • Leitura e Escrita
  • Habilidades auditivas que envolvem a discriminação auditiva, o ritmo e a compreensão
  • Memoria Operacional
  • Consciência Fonológica
  • Articulação da Fala, Voz e Fluência
  • Sistema de Deglutição e Orofacial

Com isso, tratamos questões como o atraso na aquisição da linguagem, além de melhorar tanto a linguagem verbal, quanto escrita (principalmente nos casos quando há alteração fonológica em que o paciente inverte fala e escrita, de forma não prevista para a atual idade. Também cuidamos da voz de profissionais que a utilizam como instrumento de trabalho e, por isso, não podem sofrer incidência de omissão e troca de letras, voz fanha, fala rápida sem a respiração adequada, entre outros problemas. São casos de cantores, professores, telefonistas, atores, locutores, políticos, apresentadores de TV, palestrantes, radialistas, narradores esportivos, entre outros que se beneficiam – e muito – com os tratamentos fonoaudiológicos para que a impostação da voz e a pronúncia das palavras seja a mais perfeita possível.

A Fonoaudiologia do Espaço Integrado faz uma análise detalhada da fala do paciente com o objetivo de chegar ao posicionamento correto da voz e então mapeia a sequência de exercícios vocais ideais para fortalecer e aquecer a voz em cada caso específico, ministrando e acompanhando tais treinos.

Também tratamos de Alterações no Processamento Auditivo Central, Disartria, Dislalias, Disfagia, Disfluências, Dislexia.

Treinamento
Auditivo em Cabine

O Treinamento Auditivo é uma reabilitação fonoaudiológica auditiva com ênfase no processamento auditivo central tem como objetivo geral, o desenvolvimento das habilidades auditivas centrais: detecção, sensação, localização, reconhecimento, discriminação, atenção e memória auditiva.

Tratamos: O Treinamento Auditivo é realizando de 12 a 15 sessões, dependendo da gravidade do caso. Após a conclusão do Treinamento Auditivo, é necessário fazer um novo exame de reavaliação do Processamento Auditivo. Trabalham-se os seguintes aspectos: 

  • Localização sonora: habilidade de localizar auditivamente a fonte sonora
  • Síntese binaural: habilidade de integrar estímulos incompletos apresentados simultaneamente ou alternados para orelhas opostas
  • Figura-fundo: identificar mensagem primária na presença de sons competitivos
  • Integração binaural: habilidade de compreender duas informações dadas concomitantemente
  • Separação binaural: habilidade para escutar com uma orelha e ignorar a orelha oposta
  • Memória: habilidade de estocar e recuperar estímulos
  • Discriminação: habilidade para determinar se dois estímulos são iguais ou diferentes
  • Fechamento: habilidade para perceber o todo quando partes são omitidas
  • Atenção auditiva: habilidade para persistir em escutar sobre um período de tempo
  • Associação: habilidade para estabelecer correspondências entre um som não linguístico e sua fonte.
  • Compreensão auditiva: habilidade de compreender auditivamente as informações.

Diagnóstico

O que é um Laudo/Relatório?

É uma documentação/representação escrita decorrente de um processo de avaliação, que ao ser entregue deve estar associada a uma devolução oral sempre que possível.

O relatório é realizado a partir de dados colhidos e analisados com um instrumental técnico-científico, múltiplo, que inclui dinâmicas, observações, entrevistas, testes qualitativos e quantitativos.

Terminado todos os atendimentos de avaliação será marcado o dia da devolutiva e entrega do laudo/relatório.

Tratamento

O tratamento tem como objetivo que crianças, adolescentes e adultos tenham melhoras significativas em  seu desempenho acadêmico, social e emocional.

O tempo de tratamento varia de um paciente para outro e também de outros fatores como: aceitação e motivação do paciente, assiduidade, ambiente familiar, causa do problema, etc.

Audiologia

A avaliação audiológica é detectar perdas auditivas, ou alterações que envolva desde a captação sonora até lesões cerebrais localizadas no lobo temporal e organização do córtex auditivo.

Avaliamos: Audiometria Tonal. Audiometria Vocal ou Logoaudiometria. Imitanciometria ou Impedanciometria

Processamento Auditivo

É a capacidade que o cérebro tem para usar a informação que chega pelos ouvidos, ou seja, “é aquilo que o cérebro faz com aquilo que o ouvido ouviu”.

Avaliamos as habilidades auditivas relacionadas ao processo de entender, armazenar e localizar os estímulos auditivos